domingo, 27 de março de 2011

EUA terão novamente o supercomputador mais rápido do mundo



Os nerds norte-americanos em breve terão mais um motivo para sorrir. A coroa de “supercomputador mais rápido do mundo” voltará para as mãos dos Estados Unidos. Um laboratório nacional do país planeja lançar o supercomputador “Titan” no ano que vem, cuja velocidade de processamento é maior do que o atual detentor do registro, da China, bem como todos os outros concorrentes.

O novo gigante de computação está programado para realizar 20 mil trilhões de cálculos (20 petaflops) por segundo, de acordo com informações divulgadas. Isso bate com folga o supercomputador Tianhe-1A (foto), da China, que pode fazer 2,5 mil trilhões de cálculos (2,5 petaflops) por segundo.

Tais números são impressionante em escala humana. Seriam necessários 120 bilhões de pessoas com 120 bilhões de calculadoras durante 50 anos para fazer o que o supercomputador Titan pode fazer em um dia.

O supercomputador custou cem milhões de dólares e deve assumir a tarefa de calcular complexos sistemas para o Departamento de Energia dos EUA. Uma vez concluído pela CrayComputadores, ele se juntará a seus primos um pouco mais lentos na Biblioteca Nacional Oak Ridge, no estado de Tennessee, Estados Unidos.

Supercomputadores obtêm sua supervelocidade de muitos processadores interligados. Isso exige sistemas de interconexão cada vez mais recentes e atualizados que permitam a transferência de dados o mais rápido possível entre os processadores.

Mas o Titan pode não ficar sozinho em 2012. A IBM também planeja lançar sua própria máquina de 20 petaflops, chamado Sequoia, no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, no mesmo ano. Sequoia se concentrará em simulações de explosões nucleares para o propósito de eliminar do mundo real testes nucleares.

Países como o Japão e a China continuam a construir supercomputadores incrivelmente rápidos, e assim não há nenhuma garantia de quanto tempo os Estados Unidos podem manter a coroa da supercomputação.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...