sábado, 26 de março de 2011

Mais óleo no Golfo do México?



O desastre ambiental causado pelo derramamento de óleo no Golfo do México mal completou um ano e oficiais já alertam para outro vazamento na costa do estado da Louisiana, nos EUA.

“Não é um incidente tão grande em termos de quantidade de produto, mas está espalhado por uma área extensa”, disse o Capitão da Guarda Costeira, Jonathan Burton. “Tem produto espalhado por uma linha de mais de 48 quilômetros ao longo da costa”. Depoimentos de uma substância parecida com óleo na costa da Grand Isle começaram a chegar no último sábado, disse Burton. Segundo ele, o brilho na superfície da água se estende por oito quilômetros.

Na noite de quarta-feira, ainda não se sabia quanto óleo foi liberado no Golfo, mas a mancha não causou nenhum impacto no tráfego marinho e ainda não houve nenhum relato de impacto no ecossistema local, afirmou o guarda Steve Lehmann. Testes revelaram que a substância não era bruta, eliminando a possibilidade de um navio ter liberado um produto refinado. A amostra se parecia muito com o óleo produzido por uma empresa de petróleo e gás muito conhecida, de Houston, Texas.

Apesar de ter concordado em ajudar na limpeza, a empresa negou ser a responsável e a Guarda Costeira preferiu não definir um culpado. “Não faremos isso enquanto não estivermos 100% certos. E ainda não estamos neste ponto”, disse Lehmann.

A área ainda está sendo monitorada após ter sido afetada pelo desastre de 2010, que liberou cerca de cinco milhões de barris de óleo no Golfo do México. Os profissionais responsáveis pelo monitoramento foram os responsáveis pela detecção da nova mancha.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...