quinta-feira, 17 de março de 2011

Esperar para fazer sexo pode produzir relacionamentos melhores




Segundo uma nova pesquisa, adiar o sexo pode tornar um relacionamento mais satisfatório e estável, mais tarde.

O estudo mostra que casais que tiveram relações sexuais mais cedo, por exemplo, logo após o primeiro encontro ou no primeiro mês de namoro, teve os piores resultados quanto se trata da relação.

Os pesquisadores acreditam que, se os casais se tornam sexuais muito cedo, esta área muito gratificante do relacionamento supera a boa tomada de decisão e mantém os casais em um relacionamento que pode não ser o melhor para eles a longo prazo.

Pesquisas anteriores sobre o sexo e sua relação com a qualidade do relacionamento revelaram dois paradigmas diferentes. Um deles é que o sexo é considerado essencial para desenvolvimento do relacionamento, pois permite que os parceiros avaliem a sua compatibilidade sexual. Seguindo essa linha de pensamento, os casais que se casam antes de testar a sua química sexual correm o risco de problemas conjugais e outras falhas mais tarde.

A opinião contrária diz que os casais que retardam ou se abstém de intimidade sexual durante a primeira parte de seus relacionamentos permitem que a comunicação social e outros processos se tornem a base de sua atração mútua.

Essencialmente, o sexo precoce pode ser prejudicial para um relacionamento, desviando-o da comunicação, do compromisso e da capacidade de lidar com as adversidades.

Os pesquisadores reuniram 2.035 indivíduos heterossexuais que tinham uma idade média de 36 anos e estavam em seus primeiros casamentos. Os participantes relataram quando tiveram relações sexuais pela primeira vez com seu cônjuge atual, e responderam perguntas sobre a comunicação entre eles, que avaliou o quão bem eles podem expressar empatia e compreensão aos seus parceiros, se eles enviavam mensagens claras aos seus parceiros, e outras questões.

Outros itens do questionário focaram na satisfação do relacionamento e na estabilidade, sendo a última referente a três perguntas: quantas vezes os participantes achavam que sua relação estava em apuros, quantas vezes eles pensaram em terminar o relacionamento, e quantas vezes eles tinham se separado e voltado.

Os indivíduos foram categorizados como: casais de sexo precoce (antes de sequer namorar, ou menos de um mês após o início do namoro); casais de sexo tardio (entre um mês e dois anos de namoro) e casais que esperaram até o casamento.

Curiosamente, quase 40% dos casais fizeram sexo na primeira ou segunda vez que saíram. Os pesquisadores suspeitam que se você perguntasse a esses mesmos casais, na fase inicial de seu relacionamento, se eles confiam no parceiro para cuidar de seu animal de estimação durante um fim de semana, muitos não confiariam, o que significa que eles tem menos problema em confiar “seu corpo” do que um gato ou cão.

Os relacionamentos eram melhores quanto mais o casal esperou para ter relações sexuais, especialmente até o casamento. Os que fizeram sexo antes de um mês de namoro mostraram os piores resultados.

Comparado com os do grupo do sexo precoce, aqueles que esperaram até o casamento classificaram a estabilidade do relacionamento 22% maior; classificaram a satisfação com o relacionamento 20% maior; classificaram a qualidade sexual 15% melhor e classificaram a comunicação 12% melhor.

Os pesquisadores acreditam que os casais que esperam têm tempo para descobrir se o parceiro é confiável, se eles se comunicam bem, e se eles compartilham os mesmos valores na vida, antes da poderosa ligação sexual que destrói as habilidades de tomada de decisão.

Agora, a equipe pretende repetir o estudo em uma amostra maior, com um delineamento longitudinal, na qual os participantes são observados ao longo do tempo. O foco será nas pessoas que afirmam que querem esperar para ter relações sexuais, mas que não seguem completamente suas crenças. Esse pode ser um grupo único com resultados únicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...