sábado, 19 de março de 2011

Por que as ressacas parecem piores quando ficamos mais velhos?



Hoje é dia de São Patrício e, em várias cidades, repete-se a tradição irlandesa de beber até cair. Mas se você for para a farra, amanhã estará amaldiçoando sua ideia e sentindo aquela ressaca.

Se você for um cara mais “experiente” com bebida, irá perceber que tinha mais resistência a ressacas quando era mais jovem. E isso não é fruto de sua imaginação – nosso corpo realmente vai perdendo a capacidade de processar o álcool.

Isso acontece porque as enzimas responsáveis por quebrar as moléculas do álcool perdem muito de sua eficiência conforme o tempo passa. Elas precisam processar o álcool, transformando-o em aldeído e depois transformando novamente o produto em um ácido que é eliminado.

Então quanto menos as enzimas trabalham, mais álcool permanece em seu organismo.

Mas então você pode pensar “porque eu tive a pior ressaca da minha vida em uma festa da faculdade, quando minhas enzimas funcionavam perfeitamente?”. Provavelmente por causa da qualidade da bebida. Quanto mais barata for, menos destilada ela é, logo ela não é tão pura e você acaba ingerindo componentes que causam ainda mais ressaca.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...