domingo, 6 de março de 2011

Anosmia: a completa falta do senso de olfato



Você sabe o que é anosmia? Você acreditaria se sua filha dissesse que não sente nenhum cheiro?

Muita gente está familiarizada com as palavras cegueira e surdez, de forma que a perda desses sentidos não é tão surpreendente. Mas as pessoas podem perder a habilidade de cheirar, também.

Não é tão debilitante, mas quem tem anosmia, sabe certamente o valor do olfato. As pessoas não percebem o quanto pode ser ruim, mesmo que todos nós tenhamos experimentado a sensação de cheiro diminuído temporariamente como parte de um resfriado, por exemplo.

De que forma isso acontece? Por lesão no nervo olfativo, obstrução das fossas nasais ou outras doenças, como por exemplo, uma grave infecção brônquica. Segundo pesquisadores, existem algumas maneiras comuns de perder o sentido do olfato: uma doença crônica dos seios nasais, uma infecção viral, a inalação de algo tóxico ou um ferimento na cabeça.

Dentro de seu nariz, há um agrupamento de células chamadas neurônios olfatórios. Esses neurônios possuem receptores de odor, que captam as moléculas minúsculas lançadas pelas coisas (como uma laranja recém-descascada, um saco de pipoca, uma flor). Os neurônios, em seguida, passam as informações para o cérebro, que interpretam o cheiro.

Diferentemente da maioria dos nervos, as fibras nervosas olfativas do cérebro são continuamente substituídas, assim, as pessoas podem, ocasionalmente, recuperar o sentido do olfato conforme novas fibras crescem.

Os médicos alertam que a falta do olfato pode ser perigosa. Os anósmicos não iriam notar um vazamento de gás, o cheiro de comida estragada ou o cheiro de fumaça, por exemplo. Muita gente joga comidas fora da geladeira simplesmente se suspeitam que estão lá há muito tempo. A higiene pessoal também é uma grande preocupação para alguns.

Mas o maior efeito é com certeza sobre a percepção do sabor dos alimentos. Isso cria dificuldades sociais para as pessoas.

Os cheiros atingem os neurônios olfativos ou através de suas narinas, ou através de uma via ligando o céu da garganta a seu nariz. Se essa segunda passagem está bloqueada, as pessoas são incapazes de captar odores e, consequentemente, sabores.
Nem tudo são desvantagens. Existem lados positivos, como não se importar com os cheiros ruins, por exemplo. Tarefas potencialmente fedorentas, como limpar a geladeira, não devem incomodar os anósmicos.

E você? Você ou um membro da sua família já perderam a capacidade de cheirar? Como isso teve impacto na sua vida?

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...