quarta-feira, 30 de março de 2011

Como ficar seguro em redes sociais?



A melhor parte de você usar as redes sociais é poder entrar em contato com o mundo todo. Mas essa também é a pior parte. Afinal, você troca informações pessoais com muita gente como se estivesse falando de forma particular – no entanto, essa informação é publicada em um espaço coletivo.

Dependendo de como são as suas configurações de privacidade, um enorme número de pessoas que você nem conhece tem acesso ao que você publica na rede.

Por isso, juntamos algumas dicas para que você, leitor do Hype, fique mais seguro usando as redes sociais. Confira:

Não apenas use configurações de privacidade, mas encoraje seus amigos a fazer o mesmo

Várias pessoas têm problemas com informações em redes sociais mesmo com configurações de privacidade ativadas. Isso porque, na página de amigos que não usam essas ferramentas, há uma grande quantidade de informação que pode ser acessada.

Não anuncie seus planos de férias

Fotos de viagens são sempre legais – mas espere até chegar em casa para revelar onde você esteve. E isso serve, na verdade, não apenas para férias, mas para qualquer plano em que você esteja fora de casa (isso porque você jamais colocaria seu endereço em uma rede social, certo?).

Aceite pedidos de amizade com cuidado

Isso é uma dica que vem desde os tempos em que o Orkut fazia sucesso: aceite pedidos apenas de pessoas que você conhece. Se você não tem certeza se conhece ou não a pessoa, mande uma mensagem perguntando quem ela é.

Não inclua muitas informações pessoais

Incluir informações pessoais em redes sociais é praticamente inevitável. Afinal, é por causa delas que você conversa com outras pessoas através dessas ferramentas. Mas não exagere. Por exemplo, quando for colocar sua data de aniversário em seu perfil, evite colocar o ano em que você nasceu – isso não funciona apenas para delatar sua idade, mas fornece a criminosos virtuais experientes dados suficientes sobre você para que seja possível roubar sua identidade.

Pense duas vezes antes de clicar em um link

Todo bom usuário do falecido Orkut sabe que há muito malware que é transmitido via links em scraps. Então antes de abrir um link suspeito é bom conferir se ele é legítimo. Não faz mal nenhum enviar uma mensagem à pessoa que o enviou pedindo mais informações.

Não confie em todos automaticamente

Criminosos virtuais podem se disfarçar de “amigos” e ganhar sua confiança mesmo que você não os conheça pessoalmente. Gente que diz freqüentar as mesmas comunidades que você, ou dividir os mesmos interesses e pode até construir um relacionamento virtual baseado em confiança. Desconfie sempre.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...