domingo, 27 de março de 2011

Resistência de plantas à radiação indica possibilidade de agricultura em Marte



A comunidade científica sempre abominou a mistura entre agricultura e radiação. Áreas que tivessem sido alvo de acidentes nucleares (como o desastre de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986) são vetadas para qualquer tipo de plantação. Mas um grupo de cientistas da Academia de ciências da Eslováquia está derrubando essa visão.

Eles plantaram, com sucesso, 720 variedades vegetais na cidade de Chernobyl (tanto em solo “limpo” como contaminado), e apenas 5% sofreram alterações genéticas. Ainda assim, como esclarece o professor Martin Hadjuch, forma mudanças leves que não influem no desenvolvimento direto da planta. Essa descoberta – de que a radiação não é necessariamente nociva para a agricultura – abre espaço para novas teorias em uma velha ideia científica: plantar vegetais em outros planetas.

Fazer agricultura em Marte, ou na Lua, sempre foi visto como ficção científica devido ao nível elevado de radiação no solo e no ar destes corpos celestes. Segundo o conceito da maioria dos cientistas até hoje, seria necessária a criação de poderosos escudos de radiação nas plantações espaciais, para evitar que qualquer elemento nocivo entrasse em contato com os vegetais. A partir desse novo estudo, os cientistas eslovacos defendem que talvez não sejam necessárias tantas precauções, já que aparentemente as plantas “aprenderam” a sobreviver em ambientes radioativos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...