domingo, 13 de março de 2011

Guia para se dar bem no Twitter



O Twitter é uma das ferramentas sociais mais populares – atualmente, todo mundo tem seu miniblog, onde posta mensagens curtas, de 140 caracteres.

As mensagens podem falar sobre qualquer coisa – qualquer coisa mesmo. Logo, bom senso é necessário na hora de twittar, principalmente se você está tentando conseguir muitos seguidores e aumentar seu número de retweets e respostas.

Há pessoas que são experts em deixar mensagens significativas em 140 caracteres e fazem um grande sucesso na rede. Mas há aquelas que ainda não entenderam a potencialidade do Twitter e acabam queimando o filme na hora de postar conteúdo.

Sendo assim, separamos algumas dicas de etiqueta no Twitter, que irão ajudá-lo a aumentar sua popularidade por lá.

Confira:
1. Considere o Twitter uma conversa gigantesca. Não pense no Twitter como uma espécie de Orkut ou Facebook – essas redes são para seus amigos. No Twitter você conversa com quem está interessado no conteúdo que você posta, sendo eles conhecidos ou não. Aliás, é provável que vários amigos seus de outras redes não se interessem pelos seus tweets e não sejam seus seguidores. Isso porque o Twitter, como já dissemos, não funciona na base da amizade e sim da informação.

2. Encontre um nome curto para o seu Twitter e, ao mesmo tempo, que identifique logo você ou o tipo de conteúdo que você posta. Meu twitter, por exemplo, é @lu_galastri e o do Hype é @HypeScience – são nomes objetivos. Evite caracteres desnecessários, “Hs” onde não existem (vamos combinar que essa moda já passou), diminutivos e apelidos estranhos. Eles só servem para confundir seus seguidores e pessoas que podem estar procurando por você na rede, além de poderem queimar seu filme. Além disso, é importante não ter um nome muito longo. Como você sabe, os tweets são limitados a 140 caracteres e seus seguidores não querem perder um grande número de caracteres quando vão responder alguma mensagem sua.

3. Se você usa o Twitter de seu celular, use um aplicativo em vez de twittar direto da sua página normal. Os aplicativos são mais rápidos e funcionais. Recomendamos o TweetDeck e o Hootsuite. Alguns aplicativos integram o Twitter com outras redes sociais, como o Facebook.

4. Se você realmente quer que seu Twitter faça sucesso, precisa postar com uma freqüência alta. Pense no seguinte: cada seguidor seu também segue outro grande número de pessoas. Se você twitta uma vez por dia, é possível que ele nem veja sua mensagem, porque sua timeline (a sequência de tweets que vai aparecendo na página principal dele) é atualizada a cada instante. E, a não ser que você já seja um cara muito popular no twitter, esses seguidores não vão buscar seu tweet específico de cada dia. E quanto mais conteúdo você posta, maiores as chances de ganhar respostas e retweets. Outra desvantagem de postar pouco é que, como você não produz muito conteúdo, grande parte de seus seguidores podem desistir de você.

5. Poste regularmente também. Não adianta twittar 30 vezes por dia se todos seus tweets acontecerem na mesma hora. A história da timeline de seus seguidores se mantém- logo suas mensagens serão rebaixadas por outras e as pessoas não terão acesso fácil a seu conteúdo. Então twitte com intervalos de tempo regulares, para aparecer em diferentes momentos na timeline alheia.

6. Divida o conteúdo – você ganha credibilidade se retwittar mensagens interessantes que leu. Seus seguidores possivelmente têm os mesmos interesses que você, então espalhe as mensagens das pessoas que você segue com retweets. Você pode fazer isso de forma automática, usando o botão específico do Twitter para isso, ou escrever “RT” e copiar e colar a mensagem manualmente. A vantagem do último método é que é possível colocar um comentário seu antes da mensagem que você retwittou. E, não, não seja egoísta pensando que dando um retweet você perde o crédito da mensagem por indicar outro twitter. Seus seguidores se tornarão mais fiéis a medida em que você posta mensagens interessantes, independente da procedência. Eles não deixarão de segui-lo para seguir a fonte original da mensagem (mas vamos lembrar que nem só de RTs se faz um twitter e que você também precisa de conteúdo original).

7. Seja você mesmo – é importante mostrar sua identidade no twitter. Se ele não for único, como você é, as pessoas simplesmente não terão interesse em segui-lo.

8. Deixe espaço para ser retwittado. Se sua mensagem tiver 140 caracteres, exatamente, seus seguidores não poderão dar RT “manual”, pois seu nome também aparece na mensagem. Então faça as contas de quantos caracteres representam o número máximo para você levando em consideração seu nome no twitter (lembra que dissemos que era bom ter um nome curto, na dica número 2?). Por exemplo, os tweets do @HypeScience devem se limitar a um total de 115 ou 110 caracteres, pelo nome do nosso Twitter já ter 12 caracteres (sim, o “@” também conta) e para deixar espaço para um pequeno comentário da pessoa que está retwittando.

9. Agende seus tweets – nas dicas 4 e 5 falamos da importância de postar com freqüência e regularidade. Mas sabemos que nem sempre isso é possível. Por isso, há maneiras de agendar tweets que podem ser postados ao longo do dia. Mas não dependa apenas disso, já que você pode correr o risco de postar conteúdo desatualizado (um pecado em uma rede tão ágil como o Twitter). Essa técnica deve ser usada com conteúdo “frio”, que não fica desatualizado tão fácil.

10. Não siga pessoas apenas para arrecadar seguidores. Pode ser que, se você seguir alguém ele te siga de volta – mas fará isso apenas por interesse em seu conteúdo e não para retribuir um favor. Então não saia por aí dando “follow” em cada twitteiro que cruza seu caminho: além de não arrecadar seguidores, você pode pegar uma fama ruim na rede.

11. O símbolo #, o famoso jogo da velha, quando usado antes de uma palavra é chamado de hashtag. Quando você posta uma hashtag, por exemplo #hypescience, significa que seu tweet contém conteúdo referente aquele assunto. Isso serve para que pessoas procurando pelo assunto no twitter possam encontrar os tweets sobre ele de forma mais fácil. É através delas que os tópicos mais comentados no Twitter são encontrados também. Só lembre-se de usar a hashtag apenas quando estiver comentando sobre o assunto dela e não para aparecer nas pesquisas sobre um tema popular – isso não gera publicidade positiva.

12. DMs, ou Direct Messages, são mensagens que você manda apenas para um seguidor do Twitter, em particular, e que não aparecem em sua timeline. O Twitter tem uma seção específica que manda DMs diretamente. Se você colocar “DM” em um tweet normal e depois o nome do destinatário também funciona – mas é bom tomar cuidado com problemas técnicos. Se algo der errado com o método manual, você corre o risco de que sua mensagem particular seja lida por todos seus seguidores.

13. Se você tem um blog ou um site, é possível ajustá-lo para que ele mande uma mensagem automática no Twitter quando é atualizado. O Hype, por exemplo, tem esse mecanismo.

Você curtiu as dicas? Tem mais alguma coisa a acrescentar? Deixe sua opinião nos comentários!

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