O cofundador da Apple, Steve Jobs, anunciou ontem o lançamento da segunda geração do iPad, em São Francisco. A companhia garantiu um processador mais rápido, gráficos melhorados e duas câmeras, uma na frente e uma nas costas do aparelho. Apesar de estar afastado desde janeiro por problemas de saúde, Jobs fez questão de apresentar o novo tablet.
O empresário foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2004, mas quis mostrar as novidades do iPad2. “Nós trabalhamos por muito tempo neste produto e eu simplesmente não queria perder a data de hoje”, disse Jobs.
O aparelho estará disponível nas cores preto e branco, estará equipado com um novo processador com dois núcleos, batizado de A5, até duas vezes mais rápido que o anterior. Além disso, segundo a Apple, ele será mais fino que o modelo antigo, terá 8,8 milímetros de espessura e pesará 580 gramas.
As vendas nos EUA começam dia 11 de março e, no dia 25 do mesmo mês, começarão as vendas em mais 26 países, incluindo o Brasil. Para decepção daqueles que compraram a versão anterior, o preço do iPad 2 será o mesmo, entre US$ 499 e US$ 826. O analista Ben Wood, da consultoria CCS Insight, disse que esta pode ser uma preocupação para as outras empresas produtoras de tablets. “Todos aqueles outros caras estão lutando para conseguir igualar o preço do iPad. Se você quer tentar ganhar o mercado de tablets e você não é a Apple, tem que botar um preço competitivo”, disse.
Outra novidades são os novos aplicativos que a Apple disponibilizou para o iPad2. Um deles é o iMovie, editor de vídeo, e o Garage Band, para música.
Concorrência
Apesar de Wood acreditar que o preço do lançamento irá fazer a concorrência tremer, alguns dados mostram que o poder de competição de empresas como a Samsung e a HP tem crescido. De acordo com a Strategy Analytics, em setembro de 2010, a Apple era responsável pela venda de 95% dos tablets, mas em dezembro, sua cota já havia caído para 75%.
A queda foi causada pela chegada dos tablets com o sistema operacional Android, do Google. Outras plataformas já estão ficando populares como o Windows 7 da Microsoft e o WebOs, da HP. Mas para o analista Adam Leach, da consultoria Ovum, “o domínio dos sistemas da Apple e do Google irão continuar em 2011 e além. Mas, os aparelhos com Android vão ultrapassar os da Apple apenas em 2015, pra quando nós prevemos uma participação no mercado de 36% e 35% respectivamente”.
O empresário foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2004, mas quis mostrar as novidades do iPad2. “Nós trabalhamos por muito tempo neste produto e eu simplesmente não queria perder a data de hoje”, disse Jobs.
O aparelho estará disponível nas cores preto e branco, estará equipado com um novo processador com dois núcleos, batizado de A5, até duas vezes mais rápido que o anterior. Além disso, segundo a Apple, ele será mais fino que o modelo antigo, terá 8,8 milímetros de espessura e pesará 580 gramas.
As vendas nos EUA começam dia 11 de março e, no dia 25 do mesmo mês, começarão as vendas em mais 26 países, incluindo o Brasil. Para decepção daqueles que compraram a versão anterior, o preço do iPad 2 será o mesmo, entre US$ 499 e US$ 826. O analista Ben Wood, da consultoria CCS Insight, disse que esta pode ser uma preocupação para as outras empresas produtoras de tablets. “Todos aqueles outros caras estão lutando para conseguir igualar o preço do iPad. Se você quer tentar ganhar o mercado de tablets e você não é a Apple, tem que botar um preço competitivo”, disse.
Outra novidades são os novos aplicativos que a Apple disponibilizou para o iPad2. Um deles é o iMovie, editor de vídeo, e o Garage Band, para música.
Concorrência
Apesar de Wood acreditar que o preço do lançamento irá fazer a concorrência tremer, alguns dados mostram que o poder de competição de empresas como a Samsung e a HP tem crescido. De acordo com a Strategy Analytics, em setembro de 2010, a Apple era responsável pela venda de 95% dos tablets, mas em dezembro, sua cota já havia caído para 75%.
A queda foi causada pela chegada dos tablets com o sistema operacional Android, do Google. Outras plataformas já estão ficando populares como o Windows 7 da Microsoft e o WebOs, da HP. Mas para o analista Adam Leach, da consultoria Ovum, “o domínio dos sistemas da Apple e do Google irão continuar em 2011 e além. Mas, os aparelhos com Android vão ultrapassar os da Apple apenas em 2015, pra quando nós prevemos uma participação no mercado de 36% e 35% respectivamente”.
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