segunda-feira, 14 de março de 2011

A forma com que um casal se toca revela mais do que afeição



Depois de algum tempo de convivência, muitos casais desenvolvem uma linguagem própria, que vai além dos apelidos carinhosos e constrangedores, das palavras e até mesmo do olhar – eles passam a se comunicar pelo toque.

Cientistas descobriram que casais conseguem se comunicar melhor do que estranhos através do toque, e transmitindo sentimentos alheios à afeição que sentem um pelo outro, como inveja e orgulho.

No estudo, os pesquisadores analisaram como 12 sentimentos seriam transmitidos através do toque, desde tristeza à gratidão e simpatia. 30 casais, com idades entre 18 e 54 anos, participaram do experimento. Em média, eles estavam juntos por cerca de dois anos.

Os casais sentavam um em frente ao outro, com uma cortina escura entre eles. Um membro do casal (chamado de decodificador) colocava o braço do outro lado da cortina enquanto seu parceiro tentava transmitir emoções apenas pelo toque.

Depois os casais eram trocados, e estranhos tentavam transmitir emoções um para o outro.

Apesar de ser óbvio que os casais conseguiriam transmitir melhor suas emoções, pela experiência que eles possuem juntos, os cientistas se surpreenderam com a habilidade deles transmitirem emoções como “inveja” e “orgulho”, que são complexas, apenas com um toque.

Agora os cientistas querem analisar se outros tipos de relacionamento, como o elo entre os pais e o filho ou então entre irmãos também produzem a mesma intimidade em relação ao toque ou se isso é uma exclusividade de relacionamentos amorosos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...