quarta-feira, 16 de março de 2011

Colapso nas usinas do Japão



Um colapso parcial de combustíveis nucleares aconteceu em dois ou três reatores na usina Fukushima Daiichi, no Japão. Mas o que isto quer dizer?

“Um colapso acontece quando o combustível dióxido de urânio derrete. A temperatura para que isto aconteça é de 2.865°C”, disse o engenheiro nuclear, Martin Bertadono, da Purdue University.

Em circunstâncias normais, o dióxido de urânio é mantido numa temperatura abaixo do seu ponto de derretimento. O calor emitido é levado pela água que o envolve, que é constantemente bombeada. Mas, se a água não chega rapidamente, ela esquenta demais, começa a borbulhar e evapora. “A medida em que a água ferve, o nível de água no reator diminui. Se diminui muito, o combustível começa a esquentar. Se isto continua, por cerca de uma hora, o urânio começa a derreter”, explicou Bertadono. “Se a água evapora completamente, todo o reator pode derreter e entrar em colapso”.

Os técnicos da Fukushima tentaram reverter o processo usando água do mar, mesmo assim, parte do equipamento derreteu. “Quando o combustível derrete, os produtos da fissão nuclear podem vazar e o material pode contaminar a parte de contenção”, disse o cientista nuclear, Taiwo Temipote, do Argonne National Laboratory.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...