domingo, 6 de março de 2011

Refrigerantes diet viciam?



Tem gente que começa o dia tomando Coca Cola diet ou zero de café da manhã. Alguns bebem cerca de 2 litros de refrigerante por dia. E esses são poucos dos sintomas que podem descrever alguém que soa como, no mínimo, viciado.

Pode ser que nem todos os bebedores de refrigerante diet sejam tão exagerados assim, mas também, as pessoas que tomam pouco refrigerante diet por dia são quase raras – cientificamente falando.

Ou seja: o que será que eles colocam no refri diet? Seriam essas bebidas viciantes? E em caso afirmativo, no quê as pessoas são viciadas?

A resposta mais óbvia seria cafeína – mas isso não explica muitos bebedores inveterados que preferem variedades de refrigerante livres de cafeína.

O refrigerante diet claramente não é tão viciante quanto uma droga como a nicotina, por exemplo. Ainda assim, os rituais que cercam a bebida e os adoçantes artificiais que ela contém podem fazer algumas pessoas psicologicamente – e até mesmo fisicamente – dependentes.

Ao contrário de outros refrigerantes, que fazem você ganhar peso, beber muito refrigerante sem calorias não parece ter uma desvantagem imediata que impede as pessoas de exagerar.

Sim, muitas pessoas que bebem refrigerante diet podem ser simples viciados em cafeína que preferem refrigerante a bebidas de café ou de energia (embora o refri não forneça a mesma vantagem. Por comparação, uma lata de Coca diet contém de quatro a cinco vezes menos cafeína do que um café pequeno).

Porém, a cafeína não responde por todos os hábitos de refrigerante diet. O caso de Steve Bagi, por exemplo, é de que ele mata seus desejos por cigarro tomando uma Pepsi diet.

Seus desejos por Pepsi diet vem de uma dependência anterior à nicotina. Ele fumava um maço por dia antes de começar a beber refrigerante diet para mascarar o sabor dos cigarros.

Mudar um vício ou um comportamento compulsivo por outro – fenômeno conhecido como troca de vício – é um conceito bem conhecido da medicina, e pode explicar a experiência de outros bebedores “viciados” de refrigerante diet.

Muitas pessoas que bebem refrigerantes dietéticos estão tentando perder (ou evitar ganhar) peso comendo mais saudável, e a doçura do refrigerante diet se torna um conforto para lembrar o gosto do açúcar, do carboidrato e de outros alimentos saborosos.

Da mesma forma, as pessoas podem ficar viciadas em refrigerante diet porque o associam com uma determinada atividade ou comportamento, como algumas pessoas fazem com o tabagismo. É o mesmo que sempre tomar um refri quando precisa por gasolina. Você sente o desejo antes mesmo de chegar no posto.

Os componentes psicológicos do vício em refrigerante diet são poderosos, mas não são tudo. Pesquisas sugerem que os adoçantes artificiais dos refrigerantes diet, como o aspartame, podem manter as pessoas bebendo constantemente porque esses açúcares falsificados não satisfazem tanto quanto o açúcar real.

Em outras palavras, os adoçantes artificiais podem estimular consumidores – e seus cérebros – a continuar perseguindo um “pico” que o refrigerante diet mantém sempre fora de alcance. Não está claro se esse efeito pode levar à dependência, mas é uma possibilidade.

Um sinal chave de dependência é quando uma pessoa continua a utilizar uma substância mesmo quando sabe que ela está causando problemas de saúde física ou mental.

Ellen Talles é uma das pessoas que se encaixa nessa descrição. Ela foi diagnosticada com ossos frágeis seis anos atrás, e seu médico lhe pediu para parar de tomar refrigerante diet, porque o ácido fosfórico em refrigerantes diminui o cálcio dos ossos, piorando a osteoporose. Ela não fez isso, entretanto. Mas, nos últimos meses, tem se esforçado mais.

Outra característica de dependência de substâncias é a síndrome de abstinência quando uma pessoa tenta largar seu vício. Embora seja difícil determinar se o aspartame, a cafeína, ou alguma combinação de ingredientes é responsável por isso, as pessoas que cortam o refri têm sintomas como dores de cabeça, náuseas e irritabilidade, sentimento que Ellen conhece bem.

Independente de se sentir dependente ou não, beber muito refrigerante diet pode ser arriscado a longo prazo.

Nos últimos anos, o consumo habitual de refrigerante dietético tem sido associado a um risco aumentado de baixa densidade mineral óssea em mulheres, diabetes tipo 2 e derrame. Além disso, um crescente corpo de pesquisas sugere que a ingestão excessiva de refri diet pode incentivar o ganho de peso.

Uma explicação para isso pode ser que, como seu corpo se acostuma a experimentar o sabor doce do refrigerante dietético sem absorver calorias, ele esquece que alimentos contendo o açúcar real e outros carboidratos entregam calorias.

Também é possível que os bebedores já sejam pessoas que têm uma dieta menos saudável, e acabam usando o refrigerante diet para “cobrir” outros abusos, como um pedido no McDonald’s com Coca Cola Zero, por exemplo.

E a relação entre refrigerante diet e escolhas alimentares pouco saudáveis pode não ser uma coincidência. Existe alguma especulação que refrigerantes diet tem efeitos sutis sobre a insulina e os níveis de açúcar no sangue que provocam a fome e influenciam o modo como (e o que) você come.

Mesmo com tudo isso falado, você, bebedor compulsivo, conseguiria imaginar a sua vida sem refrigerante diet?

1 comentários:

Julia disse...

Você me conhece, sabe que não vivo uma manhã sem meu primeiro gole de coca cola... mas nessa hora eu prefiro o normal, mas pro dia dia gosto da Light Plus, porque alem de engordar menos, não me sinto pesada toda vez que tomo ( o que acontece com a normal) ... mas que vicia, vicia.. eu fiquei UM dia inteiro sem tomar uma vez, e juro que senti abstinencia ( pode ate ter sido algo da cabeça, mas juro que senti hahaha )

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...