domingo, 13 de março de 2011

O desastre japonês foi causado pela aproximação lunar?



Semana passada, publicamos um artigo sobre o possível apocalipse lunar, uma série de desastres naturais que seria causada pela aproximação da Lua. No artigo, dizíamos que se algum desastre acontecesse, seria por coincidência e não pela aproximação da Lua.

Como coincidência o mundo testemunhou um grande terremoto, seguido de uma tsunami, no Japão. Agora cabe a nós explicar por que esse desastre não teve nada a ver com a aproximação da Lua.

De acordo com o geofísico John Bellini, o perigeu da Lua só irá acontecer no dia 19 de março, quando o satélite estiver em seu ponto mais próximo com a Terra e quando estiver na fase de Lua Cheia. Se o desastre fosse causado pela aproximação lunar ele não teria acontecido anteriormente, e sim no dia 19, quando a força gravitacional exercida no planeta é maior.

Mas o terremoto japonês aconteceu uma semana antes desse fenômeno, com o Sol e a Lua desalinhados (quando as forças gravitacionais e de maré estão mais fracas). Basicamente, culpar a aproximação lunar pelo terremoto é culpar um suspeito que, comprovadamente, não estava na cidade na hora do crime.

A grande maioria de terremotos, tsunamis e outros eventos do tipo que testemunhamos não pôde ser relacionada com eventos lunares – de acordo com Bellini, um terremoto como o do Japão é algo que se “prepara” por centenas de anos para acontecer e não pode ser influenciado por um movimento repentino da Lua.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...