sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Refrigerantes antienergia – relaxe com apenas uma latinha



Durante anos, as bebidas foram complementadas com eletrólitos, cafeína, e promessas de energia instantânea. Quem nunca tomou um Red Bull quando precisava ficar acordado até altas horas da madrugada? Agora, a indústria de bebidas apresenta mais uma novidade: os refrigerantes antienergia.

Os novos refrigerantes estão sendo comercializados principalmente nos Estados Unidos, e têm como objetivo relaxar as pessoas após um dia estressante. Marcas como Malava Novacaine, Drank, Unwind, Mary Jane’s Relaxing Soda e Slow Cow são vendidas com a promessa de uma solução rápida para diminuir o ritmo quando as coisas ficam agitadas.

Alguns críticos, no entanto, questionam a segurança de tais produtos, os quais são vendidos em universidades e lojas de conveniência. Como acabaram de chegar ao mercado, não há muitos estudos científicos sobre as bebidas relaxantes, e pesquisadores apontam algumas semelhanças entre o líquido e misturas de drogas e remédios produzidos na rua.

Para Ronald Peters, professor da University of Texas Health Science Center, as bebidas antienergia são uma versão bem acabada das drogas urbanas. “Elas [as bebidas] realmente têm sedativos em sua composição. Torna-se um produto anti-ético”, afirma. Algumas marcas, inclusive, possuem um alerta no rótulo sobre o risco de sonolência e desaconselham dirigir após o consumo dos produtos.

Além disso, a presença de melatonina – um neurohormônio utilizado no tratamento de distúrbios do sono – em diversas bebidas do gênero gera controvérsias. Estudos apontam que a melatonina pode interferir na produção de testosterona, por isso seu consumo não é indicado para garotos até que estes entrem na faculdade. Outros compostos também são questionados como possivelmente perigosos, mas os riscos não foram documentados.

Porém, os fabricantes afirmam que as bebidas são seguras e, além disso, ajudam as pessoas – um dos empresários se refere ao produto como “uma alternativa positiva” para as drogas e o álcool, indicado a qualquer pessoa que precise relaxar após um dia estressante, de estudantes de ensino médio a executivos de Wall Street.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...