terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Digitalização do cérebro prevê probabilidade de largar o cigarro



Segundo um novo estudo, varreduras do cérebro mostram reações neurais que podem prever a mudança de comportamento melhor do que a própria pessoa cujo cérebro está sendo digitalizado.

A pesquisa mapeou a atividade cerebral de 28 fumantes que gostariam de parar de fumar. O objetivo era descobrir se as mensagens pró-saúde teriam um impacto sobre sua capacidade de parar de fumar.

Os pesquisadores descobriram que existe uma relação positiva entre a atividade do cérebro observada e o sucesso em parar de fumar, mesmo quando os participantes erroneamente previam sua probabilidade de sucesso.

Para o estudo, foi utilizada a ressonância magnética funcional (fMRI), um tipo de tecnologia de digitalização especializada, para controlar a forma como os participantes responderam a uma série de anúncios televisivos destinados a ajudar as pessoas a pararem de fumar.

Depois de ver cada anúncio, os indivíduos classificaram como isso afetou sua intenção de desistir de fumar, se ele aumentou sua confiança em desistir, e o quanto eles se relacionaram com a mensagem.

Um mês após a digitalização dos cérebros dos participantes, os pesquisadores os contataram para ver como eles estavam e para obter controle biológico do quanto eles estavam fumando, através da análise de seus níveis de CO.

Os participantes relataram fumar uma média de 5 cigarros por dia, comparado com uma média de 21 por dia no início do estudo. Os níveis de CO foram consistentes com esses auto-relatos.

Segundo os pesquisadores, os resultados tornam possível usar a ressonância magnética funcional para selecionar as mensagens que são mais susceptíveis de afetar a mudança de comportamento, tanto a nível individual quanto populacional. A atividade cerebral pode fornecer informações que a introspecção e o auto-relato não fornecem.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...