terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pentágono é acusado de desenvolver vírus para atacar Irã



Pesquisadores descobriram que o stuxnet, um vírus de computador considerado por alguns especialistas como o mais avançado do mundo, parece estar concentrando seus ataques contra instalações nucleares iranianas.

Agora, o Pentágono e a inteligência alemã estão sendo acusados de terem criado esse vírus para derrubar instalações atômicas iranianas.

É sabido que a comunidade internacional considera as ambições atômicas do Irã um risco para a paz mundial. Como o Pentágono é amigável ao serviço secreto alemão, e os alemães poderiam ter fornecido dados sobre os computadores da Siemens usados pelos iranianos, eles também se tornaram suspeitos.

No entanto, o porta-voz do Pentágono disse que o Departamento de Defesa não pode nem confirmar nem negar que lançou esse ataque.

Segundo os pesquisadores, o vírus parece ter sido desenhado com foco em sistemas muito específicos, diferenciando computadores industriais sem assistência humana. Eles disseram que o stuxnet é a chave para um bloqueio bem específico. O ataque desse vírus não está centrado em roubar dados, mas em manipular um processo industrial específico em um momento específico no tempo – trata-se de destruir esse processo.

As agências de notícias iranianas confirmaram que o ataque está acontecendo. Entretanto, disseram que o ataque do vírus está na verdade transferindo dados sobre as linhas de produção de plantas industriais locais para fora do país.

Eles também alegaram que estão tendo sucesso em combater o ciberataque, que poderia enfraquecer a planta nuclear de Bushehr. Esta planta, que é de fabricação russa, mas tem sistemas de computadores da Siemens, é alegadamente usada para enriquecer urânio para o programa iraniano de armas nucleares.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...