quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cansado de tossir? Tome uma colher de mel



É sempre bom dar um descanso aos antibióticos e aproveitar um remédio natural que não agrida o organismo. Mas como saber se aquela dica da sua avó realmente funciona? Eis uma que tem verdadeiro apoio científico: mel para tosse.

Uma colher de mel, ou até mesmo um pequeno copo de água aromatizada, têm poucos efeitos colaterais e parece ser eficaz. A ideia é que as substâncias doces de qualquer tipo ajudam a aliviar a parte posterior da garganta e acabar com o muco nas vias aéreas. O mel é também conhecido por possuir propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Pesquisadores já estudaram os resultados do mel. Eles recrutaram 105 crianças e adolescentes que tinham tosse de infecções no trato respiratório superior. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos: um que não recebeu tratamento, outro que recebeu uma ou duas colheres (de chá) de mel, e um terceiro grupo que recebeu uma dose de dextrometorfano (remédio) com sabor de mel. O grupo do mel teve as maiores melhorias: dormiram melhor e a frequência e a gravidade da tosse diminuíram.

Em um estudo similar, cientistas reuniram 100 crianças com infecções do trato respiratório que estavam tossindo por um período médio de mais de três dias. As crianças receberam um xarope para a tosse com dextrometorfano, um xarope para a tosse contendo um anti-histamínico, ou um placebo, que era essencialmente água aromatizada. Embora as crianças em todos os três grupos tiveram uma redução na tosse, as que receberam a água aromatizada apresentaram os melhores resultados.

Apesar dos benefícios, os médicos alertam que o mel nunca deve ser dado a crianças menores de um ano de idade, porque em casos raros pode causar botulismo infantil.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...