domingo, 6 de fevereiro de 2011

Aves de Chernobyl possuem cérebros menores



Cérebro de passarinho? Algumas aves que vivem próximas à área do acidente de Chernobyl possuem um cérebro 5% menor do que o normal, efeito diretamente ligado à radiação remanescente.

A descoberta foi feita através de um estudo de 550 pássaros de 48 espécies diferentes. A pesquisa também revelou que os filhotes possuem cérebros menores do que as aves mais velhas. E, como você sabe, o tamanho reduzido do cérebro também está ligado a uma capacidade cognitiva menor.

Em abril de 1986, um reator nuclear da Usina de Chernobyl explodiu. Depois do acidente, resquícios radioativos foram encontrados por toda a região e a área foi isolada. Desde então, cientistas tentam mensurar o impacto ecológico causado por lá.

No ano passado, um verdadeiro censo da vida selvagem foi conduzido em Chernobyl – ele revelou que o número de mamíferos da região está em queda, assim como a diversidade de insetos.

Eles também descobriram que o tamanho dos cérebros dos pássaros estava diminuindo e, como o efeito era ainda mais pronunciado nos filhotes com menos de um ano, acredita-se que muitos embriões não sobrevivem, por causa de defeitos no desenvolvimento de seus cérebros.

Ainda não se sabe qual é o mecanismo pelo qual os cérebros dos pássaros estão encolhendo, mas acredita-se que a radiação diminua o número de antioxidantes no organismo dos animais, o que pode levar à redução de massa cinzenta.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...