domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sem estresse, com cabelo



Queda de cabelo é um assunto que mexe com a vaidade de homens e mulheres. A calvície acomete muito mais os homens, mas algumas mulheres também sofrem com a alopécia androgênica, a chamada calvície feminina. Mas, cientistas da escola de medicina da Universidade da Califórnia, podem ter descoberto uma cura, sem querer. A novidade só foi testada em ratos, mas é possível que sirva para homens e mulheres no futuro.

A intenção dos pesquisadores, na verdade, era estudar um composto químico que bloquearia um hormônio causador do estresse. É sabido que o estresse é um causador da queda de cabelos, por isso, o fármaco pode levar ao tratamento da calvície. Os cientistas já aplicaram um pedido de patente para o uso do remédio como estimulador do crescimento de cabelo. “Isto pode ser uma novidade no tratamento de perda de cabelo em humanos por meio da suavização dos receptores de hormônios de estresse. Serviria principalmente para o tratamento de calvície ligada a estresse crônico e ao envelhecimento”, disse Million Mulugeta, professor adjunto de medicina da Universidade.

A descoberta aconteceu quando os pesquisadores estavam testando a relação entre estresse e o trato gastrointestinal, parte do sistema digestivo. Mas, depois de terem deixado os ratos cobaia de lado por alguns meses, perceberam que seu pelo havia crescido de novo.

Os pobres ratinhos foram alterados geneticamente para produzir, mais que o normal, um hormônio de estresse chamado Corticotrofina. Ao longo do tempo, os bichos foram perdendo os pelos de suas costas. Em seguida, para livrar as cobaias do estresse, os pesquisadores desenvolveram e injetaram um peptídeo chamado “astressin-B”, que bloquearia a ação do hormônio do estresse. A intenção era saber se haveria algum impacto no sistema digestivo dos ratos. Três meses depois veio a surpresa: os pelos haviam crescido de volta! Foi difícil até de distinguir os ex-estressados dos que não haviam participado do estudo. Por sorte, os ratinhos tinham números de identificação.

Se o composto vai funcionar para humanos ainda é incerto. Os pesquisadores sabem que a Corticotrofina e outros peptídeos podem ser encontrados na pele humana, então, para eles, é possível que funcione. A pesquisa foi publicada no periódico PLoS One. Se tudo der certo, aparentemente homens e mulheres manterão os fios de cabelo na cabeça, e como um bônus, aliviarão o estresse.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...