Nos EUA, uma nova lei obriga os restaurantes a informar o valor nutricional de seus pratos nos menus. Isso gerou esperança de que a população se tornasse mais saudável e consciente quanto à sua alimentação.
Agora, um estudo que acompanhou uma cadeia de fast food com cardápio nutricional em Washington por um ano descobriu que mostrar aos consumidores exatamente quantas calorias tem sua comida faz muito pouco para mudar seus hábitos alimentares. As informações nutricionais nos menus não alteraram o comportamento das pessoas.
Os pesquisadores limitaram a sua análise para uma cadeia de restaurantes, o fast-food mexicano “Taco Time”. A partir de janeiro de 2009, todos os restaurantes com 15 ou mais lojas na região foram obrigados a disponibilizar informação nutricional. Após 13 meses, os pesquisadores não encontraram nenhuma alteração no número médio de calorias ingeridas nos restaurantes com informação nutricional em relação aos restaurantes sem informação.
Os resultados sugerem que os rótulos nutricionais por si só não aliviarão a epidemia de obesidade. Mas campanhas de saúde pública que expliquem como os rótulos podem ser usados pelos consumidores para controlar sua dieta e melhorar a saúde podem ser mais úteis.
As novas descobertas também sugerem que quem quer comer saudável já sabe quais as opções de menu que contém menos calorias, então a informação nutricional disponível não muda o comportamento desses clientes.
Como o estudo analisou apenas uma cadeia de restaurantes em uma parte do país, mais estudos precisam ser feitos para determinar se a rotulagem pode ter um impacto maior se for implementada em grande escala.
Os pesquisadores acham que é possível que a rotulagem tenha efeito maior sobre restaurantes à la carte do que em restaurantes de fast food. Em restaurantes de fast-food as pessoas não têm um olhar cuidadoso sobre o menu. Eles sabem o que vão pedir quando entram no local.
Por outro lado, a exigência da informação nutricional pode levar alguns restaurantes a alterar seus pratos ou porções para que os números não pareçam tão assustadores. Por exemplo, o restaurante Taco Time tinha identificado alimentos saudáveis com uma etiqueta “saudável” antes da rotulagem ser exigida. Um simples logotipo identificando quais alimentos são mais saudáveis pode ser tudo que o consumidor precisa para escolher uma alternativa mais benéfica à saúde.
Agora, um estudo que acompanhou uma cadeia de fast food com cardápio nutricional em Washington por um ano descobriu que mostrar aos consumidores exatamente quantas calorias tem sua comida faz muito pouco para mudar seus hábitos alimentares. As informações nutricionais nos menus não alteraram o comportamento das pessoas.
Os pesquisadores limitaram a sua análise para uma cadeia de restaurantes, o fast-food mexicano “Taco Time”. A partir de janeiro de 2009, todos os restaurantes com 15 ou mais lojas na região foram obrigados a disponibilizar informação nutricional. Após 13 meses, os pesquisadores não encontraram nenhuma alteração no número médio de calorias ingeridas nos restaurantes com informação nutricional em relação aos restaurantes sem informação.
Os resultados sugerem que os rótulos nutricionais por si só não aliviarão a epidemia de obesidade. Mas campanhas de saúde pública que expliquem como os rótulos podem ser usados pelos consumidores para controlar sua dieta e melhorar a saúde podem ser mais úteis.
As novas descobertas também sugerem que quem quer comer saudável já sabe quais as opções de menu que contém menos calorias, então a informação nutricional disponível não muda o comportamento desses clientes.
Como o estudo analisou apenas uma cadeia de restaurantes em uma parte do país, mais estudos precisam ser feitos para determinar se a rotulagem pode ter um impacto maior se for implementada em grande escala.
Os pesquisadores acham que é possível que a rotulagem tenha efeito maior sobre restaurantes à la carte do que em restaurantes de fast food. Em restaurantes de fast-food as pessoas não têm um olhar cuidadoso sobre o menu. Eles sabem o que vão pedir quando entram no local.
Por outro lado, a exigência da informação nutricional pode levar alguns restaurantes a alterar seus pratos ou porções para que os números não pareçam tão assustadores. Por exemplo, o restaurante Taco Time tinha identificado alimentos saudáveis com uma etiqueta “saudável” antes da rotulagem ser exigida. Um simples logotipo identificando quais alimentos são mais saudáveis pode ser tudo que o consumidor precisa para escolher uma alternativa mais benéfica à saúde.
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