sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quanto mais você mente, mais fácil fica



Para o nosso cérebro, é mais fácil dizer a verdade do que mentir. Quando contamos uma história falsa, nossos neurônios se tornam muito mais ativos, particularmente no córtex pré-frontal, o que sugere que a mentira exige inibição e maior controle cognitivo.

Porém, um estudo realizado pela Universidade de Ghent, na Bélgica, afirma que a predominância da resposta verdadeira pode ser alterada de acordo com a frequência com que mentimos. Em resumo, mentir repetidamente pode superar a nossa tendência natural à veracidade.

Os pesquisadores analisaram três grupos de estudantes, que apresentaram um relatório escrito sobre suas atividades diárias e, em seguida, foram questionados sobre essas atividades. Eles estavam livres tanto para dizer a verdade quanto para mentir em suas respostas.

Intercaladas com essas questões pessoais, os cientistas faziam perguntas adicionais sobre um novo tópico. Exclusivamente para essas questões “de enchimento”, cada grupo de estudantes teve uma orientação diferente: um deles deveria sempre dizer as verdade, o segundo deveria sempre mentir, e o terceiro deveria intercalar verdade e mentira em igual medida.

Dessa forma, foi possível perceber que aqueles que mentiam com mais frequência se tornaram verdadeiros peritos. A diferença normal de tempo entre respostas verdadeiras ou enganosas sobre as questões pessoais desapareceu.

Os resultados levantam a possibilidade intrigante de que alguns meios para detectar mentiras podem ser relativamente ineficazes em mentirosos experientes, incluindo psicopatas. “Os testes no detector de mentiras são mais utilizados em suspeitos de crimes, os quais apresentam maiores taxas de características psicopatas do que outros indivíduos”, afirma o psicólogo Scott Lilienfeld.

Uma das soluções seria incluir perguntas simples nos testes para detecção de mentiras. Isso poderá extrair informações verdadeiras e, consequentemente, fortalecer a resposta do cérebro, tornando mais difícil para alguém mentir e aumentando a precisão dos testes.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...