domingo, 13 de fevereiro de 2011

Somos todos ciborgues?



Seres biônicos, parte humanos, parte máquinas, podem soar um pouco ficção científica demais. Porém, especialistas dizem que os ciborgues (ou cyborgs) já estão caminhando entre nós – e há algum tempo.

Segundo eles, um ciborgue é a sua avó com um aparelho auditivo, ou qualquer um que corra por aí com um fone de ouvido. Isso ilustra o abismo entre o que os especialistas e as pessoas comuns pensam quando imaginam um ciborgue (organismo cibernético).

Muitos especialistas vêem um mundo moderno repleto de ciborgues, desde próteses e marcapassos até óculos. Mas o público ainda prefere os ficcionais Robocop e Exterminador – conceitos de ficção científica que ainda não se materializaram totalmente no mundo real.

A definição de ciborgue surgiu recentemente em uma exposição no Museu Americano de História Natural, em Nova York, que listou tanto o vilão Darth Vader de Star Wars quanto o heróico Master Chief do popular videogame Halo como ciborgues.

Poucos negariam que o Darth Vader se encaixa na definição do ciborgue. Sua transformação do Jedi Anakin Skywalker para o senhor do escuro o obrigou a confiar em membros mecânicos e um sistema de suporte de vida que lhe deu a clássica respiração ameaçadora.

Já o Master Chief, um super-soldado geneticamente melhorado que usa um terno blindado de energia parece um candidato mais improvável. Mais de 76% dos jogadores de Halo não o consideram um ciborgue.

Alguns especialistas simplificam, dizendo que um ciborgue é, em grande parte, uma personagem fictícia do futuro. E o aspecto futurista dos ciborgues pesa sobre a definição popular. Eles observam que ninguém chama as pessoas com um olho protético de ciborgues, mas quando se tem uma luz LED nessa prótese, e você parece o Exterminador do Futuro, a ideia muda.

As representações populares dos ciborgues parecem cair em torno do espectro entre homem e máquina. A lista do Museu incluía HAL, o computador de “2001: Uma odisséia no espaço”. Isso empurra a definição de ciborgue ao extremo, e levanta a questão se uma inteligência artificial que ganha auto-consciência representa alguma mistura entre homem e máquina, mesmo sem qualquer parte orgânica.

Uma das melhores definições de ciborgue é um ser humano melhorado pela tecnologia (que é parte integrante de seu corpo), particularmente essencial para o sistema nervoso/cerebral. Ainda assim, existem algumas definições que permitem que qualquer ser humano com qualquer pedaço de tecnologia – quer se trate de óculos, bicicletas ou canetas – contem como ciborgue.

Até há quem considere a matemática e a escrita tecnologias, as quais nós usamos, e por isso somos todos ciborgues. E o pianista também é um ciborgue: ele sabe tocar música, mas sem o objeto tecnológico piano, não é um pianista.

Os especialistas lembram que as tecnologias que já atendem os seres humanos hoje podem nunca satisfazer o conceito muito futurista de ciborgue. Isso implica que a definição popular de ciborgue pode simplesmente estar para sempre condenada a algo fora do nosso alcance, em algum lugar além do horizonte futuro.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...