quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como evitar o efeito dos olhos vermelhos em fotos?



Muitas vezes, uma foto não se torna perfeita unicamente por causa das pupilas vermelhas em todas as pessoas retratadas. E ainda que os programas de edição de imagens amenizem o efeito, é muito difícil que a foto fique realmente boa. Felizmente, existem maneiras de deixar os olhos com a sua cor natural desde o começo.

O efeito dos olhos vermelhos acontece quando são utilizados flashes muito brilhantes para iluminar o rosto de uma pessoa: os raios de luz atravessam as pupilas e refletem a parte traseira do nosso globo ocular. Uma das camadas situadas nessa parte do olho, chamada de coróide, é intensamente irrigada por vasos sanguíneos. Como o sangue absorve as luzes azuis e verdes do espectro eletromagnético, mas reflete fortemente o vermelho, apenas essa cor volta através da pupila para a lente da câmera.

Quanto mais escuro for o ambiente, mais dilatadas estarão as suas pupilas. Consequentemente, o efeito dos olhos vermelhos se agrava quando o flash é utilizado para iluminar cenas escuras – mais luz entrará pelo seu olho, e mais vermelho será refletido. A dica, portanto, é tentar acender as luzes do ambiente ao invés de usar o flash.

Mas se isso não der certo, você também pode apelar para outros recursos. Muitas câmeras oferecem um modo de redução de olho vermelho, o qual dispara vários flashes antes de o obturador se abrir para tirar a foto. Com os flashes preliminares, a sua pupila irá encolher, limitando a quantidade de luz vermelha que poderá ser refletida quando o flash “de verdade” for disparado.

Outra forma de reduzir o efeito é utilizando um flash externo ao invés do flash acoplado à sua câmera. Ao direcionar a luz para a parede ou o teto, você faz com que a luz atinja a lateral da pessoa fotografada. Dessa forma, a luz não irá refletir diretamente no fundo dos olhos para as lentes da câmera.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...