terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Faixas de identificação podem prejudicar sobrevivência de pinguins



A forma padrão de marcação de pinguins para a ciência, através da colocação de pequenas faixas ao redor de suas asas, pode afetar a sua sobrevivência e reprodução das aves. É o que afirma um estudo conduzido por pesquisadores franceses, durante dez anos de observação de pinguins-rei na Antártica.

As faixas ao redor das asas dos pinguins são usadas há décadas, e têm como objetivo identificar individualmente cada animal e rastreá-los na terra e no mar. A pesquisa revela, contudo, que as aves marcadas dessa forma vivem menos e chegam a ter 40% menos filhotes.

A polêmica não é recente. Ao longo dos anos, outros estudos já tentaram identificar os malefícios das faixas para as aves – criando peso extra ao nadarem ou refletindo no sol de forma a atrair predadores, por exemplo. Porém, outras pesquisas afirmavam que a identificação não trazia problemas.

O intuito dos pesquisadores franceses era chegar a uma resposta conclusiva. Para isso, acompanharam um grupo de cem pinguins ao largo da costa da Antártica. Metade dos animais forma marcados com a faixa, enquanto a outra metade levava pequenos identificadores implantados sob a pele, chamados de transponders.

Depois de dez anos de observação, 18 pinguins com o transponder continuavam vivos, mas somente dez dos marcados com a faixa sobreviviam. Além disso, estes últimos chegaram à ilha para reprodução significativamente mais tarde durante a primavera Antártica, precisaram fazer mais viagens em busca de comida e, em geral, tiveram menos filhos.

Com esses resultados, os investigadores se perguntam até que ponto é ético continuar utilizando a faixa para a marcação dos pinguins, tendo em vista que os transponders não permitem identificação visual à longa distância – em uma grande colônia, isso pode dificultar o trabalho dos cientistas. Uma das soluções pode ser a utilização das faixas somente em terra, e retirá-las antes de as aves irem ao mar. Porém, a controvérsia ainda não foi resolvida.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...