terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Transplante fecal pode ser a solução para infecção no intestino



Você com certeza está familiarizado com o conceito de transplante de órgãos. Mas o que acharia se a cura para a sua doença fosse um transplante de fezes? Ainda que pareça estranho e não soe muito bem aos ouvidos, o tratamento pode ajudar aqueles que sofrem de uma infecção bacteriana do cólon e, possivelmente, de outras doenças ligadas à vida microbiana do intestino, como a obesidade.

O procedimento foi desenvolvido por um gastroenterologista norte-americano, a fim de curar uma infecção intestinal chamada de Clostridium difficile. Esta doença é inicialmente tratada com fortes antibióticos, os quais podem eliminar também as bactérias benéficas em nosso corpo.

A solução para esse problema, que parece atuar como uma “vantagem” ao Clostridium difficile, consiste em transferir um pouco da flora intestinal de um parente ou cônjuge ao cólon do paciente. Isso permite que as bactérias benéficas do corpo se recolonizem e combatam as bactérias nocivas.

Ainda não houve nenhum grande ensaio clínico para testar o transplante fecal, também conhecido como terapia bacteriana. Porém, o procedimento remonta o final da década de 1950, e pode oferecer solução para outros problemas relacionados aos micróbios do intestino, inclusive a obesidade.

O cólon dos mamíferos contém uma das mais densas comunidades microbianas encontradas na Terra. O mais interessante, no entanto, é que a sua composição pode variar. Os japoneses, por exemplo, possuem micróbios especializados na digestão de algas.

2 comentários:

GranaExtra disse...

Parabéns pelo blog, muito informativo ^^
Sobre a notícia: TENSO! x.x

Um Blog pra quem quer aprender a ganhar dinheiro na Net, sem falcatruas ou receitas mágicas!
http://cascalhonaweb.blogspot.com/
Leiam com atenção antes de dizerem que não dá certo
Abraços

John (y) disse...

Obrigado GranaExtra!

irei visitá-lo!
Abraços!

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...