sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mineração espacial pode ser sinal de ETs



Os pesquisadores Ducan Forgan, da Universidade de Edinburgh, e Martin Elvis, do centro de astrofísica de Harvard, escreveram um artigo sobre como encontrar evidências de vida extraterrestre. Se você não fica impressionado com os mistérios que envolvem os E.T.s e até queria conhecer um, os dois cientistas podem ajudar. O problema é que seria preciso ter acesso a aparelhos caríssimos. A chave para encontrar os seres de outro planeta, segundo Forgan e Elvis é procurar sinais de mineração em asteróides.

A idéia principal é que, em algum ponto, certas reservas naturais do planeta Terra vão se esgotar (muitas, inclusive, já estão se esgotando) e será preciso buscar novas fontes no espaço. Quando isto acontecer com as nossas fontes de certos metais ou outros materiais, nós teremos que furar asteróides para encontrar matérias-primas necessárias para manter nossas indústrias e economias. Eles acreditam que o mesmo possa ter acontecido com outras civilizações chamadas avançadas. Assim, bastaria fazer uma busca por sinais de mineração interplanetária em um cinturão de asteróides.

Os cientistas argumentam que a exploração de recursos nos asteróides deixaria três vestígios diferentes que poderiam ser detectados aqui da Terra. Em primeiro lugar, sabe-se que os cinturões de detritos espaciais contêm alguns elementos presentes no nosso planeta e, usando um espectroscópio, seria possível observar pontos onde a média destes elementos esteja desequilibrada. A segunda pista seria o sumiço de grandes pedras nos cinturões, pois a tendência seria explorar os asteróides maiores primeiro. Por último, toda a poeira que levantaria das atividades de mineração absorveria calor da estrela mais próxima, gerando uma assinatura térmica identificável.

Encontre estas três pistas em um mesmo lugar e terá evidência de vida inteligente extraterrestre? Bom, Forgan e Elvis dizem que, na verdade, não. Pode ser que estes eventos aconteçam por causas naturais. Mas eles argumentam que monitorar estes sinais ajudaria a escolher quais sistemas solares deveriam ser investigados com mais cuidado.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...