quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Você sabia que o verdadeiro Papai Noel era magro?



Um Papai Noel magro é tão incomum que os aventureiros que se vestem de bom velhinho costumam usar uma barriga falsa caso estejam em forma. Mas quem disse que o Papai Noel original era gordo?

Na verdade, ele era bastante magro, mas cartunistas e artistas de anúncios comerciais fizeram o favor de lhe dar uma transformação.

A história do Papai Noel deriva de um homem verdadeiro, também conhecido como São Nicolau, um monge ou uma espécie de bispo, que viveu na Ásia Menor em 300 d.C.

Ele era conhecido por sua generosidade e por discretamente ajudar os pobres e infelizes. Acabou se tornando o santo patrono das crianças. Elas passaram a acreditar que ele iria recompensá-las se fossem boazinhas.

O Papai Noel tem diversos nomes e a maneira como ele é retratado varia em diferentes partes do mundo, mas na maioria dos países ele é mostrado como um homem um pouco gordo usando vermelho.

Vários artistas americanos desempenharam um papel importante em transformar a imagem de um santo magro em vestes de bispo no velho e alegre gordinho que usa botas altas.

Thomas Nast, um famoso cartunista que desenhou para várias publicações, publicou um livro em 1890 mostrando as ilustrações que fez do Papai Noel com uma barriga enorme, fermentando aquela imagem entre o público americano.

Porém, a representação estilística do Papai Noel, tão amplamente reconhecida em vários lugares do mundo, de um velinho com uma barba branca e fofa, um cinto de fivela gigante e bochechas vermelhas brilhantes foi moldada por ninguém menos do que a empresa Coca-Cola.

Em 1920, a companhia começou a por anúncios em revistas destinados a lembrar as pessoas de que a Coca-Cola não era apenas uma bebida de verão – já que, nos Estados Unidos, é inverno na época do natal.

Em dezembro de 1930, um anúncio feito pelo artista Fred Mizen mostrou um Papai Noel em uma loja de departamentos, no meio de uma multidão, bebendo uma garrafa de Coca-Cola.

Um ano depois, a empresa escolheu uma imagem de Papai Noel desenhada por Haddon Sundblom para aparecer em uma revista de ampla campanha de publicidade. Ele se saiu tão bem que a Coca-Cola continuou a usar ilustrações de Sundblom durante décadas, e sua representação integral do Papai Noel, realista e simbólica ao mesmo tempo, ainda pode ser vislumbrada nos anúncios atuais.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...