sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Apple sabe por onde você anda?



Muitos usuários de iPhone ficaram assustados com a notícia de que seus aparelhos guardavam informações sobre sua localização em uma pasta “secreta”. A preocupação com a privacidade incomodou alguns e deixou os mais neuróticos com os cabelos em pé. Dois jornalistas revelaram detalhes deste arquivo chamado “consolidated.db” que guardava informações que datavam de junho de 2010, data quando a Apple atualizou a seu sistema operacional, o iOS, para a versão 4.0.

A Apple não comentou sobre as alegações, mas, aparentemente a empresa não tem acesso contínuo aos dados acumulados nos aparelhos, segundo os jornalistas, um deles diz ser um ex-empregado da gigante da informática.

Os usuários se preocuparam porque tudo parecia bastante confuso. A Apple sabe ou não sabe por onde eu ando? Algumas coisas podem ser esclarecidas:

Como o iPhone acessa essas informações de localização?

Ele usa as torres de telefonia celular para triangular sua localização, mas o faz de maneira aproximada, porque não funciona como um GPS que usa satélites para definir exatamente o lugar onde uma pessoa está.

Com que frequência esta informação é salva?

Aparentemente em intervalos esporádicos, mas com freqüência, de acordo com Pete Warden e Alasdair Allan, os jornalistas que fizeram a pesquisa e publicaram a pasta secreta.

Onde a informação fica guardada?

No aparelho e no computador que foi sincronizado.

Quem tem acesso?

Na teoria, só você poderia acessar. A Apple aparentemente não tem acesso a essa informação, pelo menos não em tempo real, de acordo com os jornalistas. Então, é bem provável que a empresa não saiba onde você está neste exato momento. Outras empresas de telefonia móvel também gravam esse tipo de informação, mas, para ter acesso a elas, “é preciso uma autorização judicial, enquanto para outras pessoas que tiverem acesso ao seu aparelho celular ou ao seu computador, elas estarão visíveis”, disseram Warden e Allan. O arquivo não é codificado, então, qualquer um poderia saber por onde você esteve, desde um namorado ciumento até um investigador particular.

Alguém poderia roubar estas informações?

É possível que alguém que consiga acessar a pasta saiba quais foram seus passos desde junho do ano passado, mas para isso, eles teriam que por as mãos no seu celular ou computador para chegar até a pasta “consolidated.db”.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites

 
Copyright 2011 @ Tecnology News. All rights reserved Blogger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...